quarta-feira, 13 de abril de 2011

Batata Yacon


A palavra Yacon deriva da língua indígena Quéchua, que significa Yakku “insípido” e Unu “água”, porém cada país pode apresentar suas próprias derivações. Aqui no Brasil é conhecida como batata Yacon ou batata “diet”. O yacon, espécie da família Asteraceae, é originário dos vales andinos da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e noroeste da Argentina, em altitudes de 2.000 a 3.100 metros. Nessa região, é cultivado desde a antiga civilização Inca, e utilizado na alimentação humana. É também conhecido como “aricoma” ou “jicama”, no Peru e Equador e como “yacon strawberry”, nos Estados Unidos. Foi introduzido na Europa há mais de 50 anos como espécie potencial para a produção de álcool etílico, porém logo foi esquecido e somente redescoberto na década de 80. No Brasil, a espécie foi introduzida por volta de 1989, na região de Capão Bonito (SP), por imigrantes japoneses, que utilizam suas folhas e raízes tuberosas nos tratamentos contra diabetes e altas taxas de colesterol no sangue, despertando o interesse do mundo científico, em decorrência de seu potencial como alimento funcional. A raiz apresenta elevado teor de água, possui reduzido valor energético e, diferentemente da maioria das espécies tuberosas que estocam energia em forma de amido. O yacon tem como principal carboidrato de reserva os frutooligossacarídeos (FOS), os quais têm sido motivo de destaque por exercerem atividade bifidogênica. Estudos comprovam que os FOS aumentam a saciedade e reduzem o índice glicêmico. Além dos carboidratos como os oligofrutanos, possui minerais como o potássio, fósforo, ferro, zinco, cálcio e cobre.
Yacon é um tubérculo que apresenta características particulares: tem um agradável sabor doce e, devido ao seu alto conteúdo aquoso, deixa a sensação refrescante depois de ser consumida, razão pela qual é considerada como uma fruta.
A forma de consumo da batata yacon é crua, como fruta, ao contrário de outros tipos de tubérculos como batata doce e batata inglesa, que são geralmente apresentadas cozidas, assadas ou fritas.

Bibliografia:

VILHENA, S.M.C.; CÂMARA, F.L.A.; KAKIHARA, S.T. O cultivo de yacon no Brasil. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 18, n. 1, p. 5-8, março 2000.

Candido LMB, Campos AM. Alimentos funcionais: uma revisão. Ciênc. Tecnol. Aliment. 2005; 29(2):193-203

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000300050&lng=en&nrm=iso

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. bom dia essa batata yacon é enegertica?

    ResponderExcluir
  3. a batata é uma delicia levemente adocicada, e tem um gostinho muito agradavel ,parecida com pera,ou melão.

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...