terça-feira, 27 de setembro de 2011

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DOS IDOSOS

Gif de idosoIdosos constituem um desafio quando a proposta é despertar o seu apetite e suprir a as suas necessidades nutricionais. Devemos sempre estar em alerta em relação a sua saúde bucal, pois nem sempre a dentição é completa ou à existência de uma prótese para a mastigação correta dos alimentos.

Os idosos apresentam uma perda de interesse pela ingestão adequada dos alimentos com teor de fibras e líquidos, pois a perda ou parte da dentição dificulta o consumo de alimentos mais fibrosos e calóricos, ocasionando perda de peso, deficiência de nutrientes, diminuição na elasticidade e motilidade intestinal, levando a cólicas, flatulência e constipação.  

Além disso, é preciso considerar também fatores psicossociais como: aposentadoria, diminuição de renda; solidão, isolamento, depressão; hábitos alimentares anteriores e perda do parceiro(a).

O metabolismo no idoso de 50-70 anos é diminuído em cerca de 7,5% e em 10% após 70-80 anos. As necessidades calóricas de um idoso maior de 70 anos estão em geral diminuídas e associadas a atividade física menor. Recomenda-se para as pessoas acima de 65 anos; 35 a 40 Kcal/kg/dia para os homens e 33 a 40 Kcal/kg/dia para as mulheres.

Fibras
Em relação as fibras a recomendação é de 20-30 g/dia sendo 25% de fibras solúveis (6g) como: frutas, aveia, legumes e cevada, e fibras insolúveis: folhas, trigo, grãos e alguns legumes.

Lipídios
Idosos tendem a apresentar elevação da pressão arterial, elevação do colesterol total e LDL (colesterol ruim) e diminuição do HDL (colesterol bom), principalmente com a redução da atividade física. Verifica-se também uma deficiência de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).
As recomendações de gorduras da dieta devem ser de 25-35% do valor calórico total da dieta. Em alguns casos, recomenda-se um aumento de 30-40% do valor calórico, o que torna a dieta mais palatável ao idoso com caquexia ou anorexia.

Evitar – As gorduras trans (fast-food, biscoitos recheados, sorvetes cremosos e comida industrializada congelada ou não) devem ser evitadas. Diminuir as gorduras saturadas e o colesterol da alimentação.

Recomendações – A distribuição das gorduras deve ser: Gorduras monoinsaturadas maior que 15 – 20%; Gorduras poliinsaturadas maior que 10%; Gorduras saturadas menor que 7-10%; Colesterol menor que 200mg.

Proteínas
Nos idosos a síntese de proteína está mais lenta. Por tanto, devemos ofertar mais qualidade protéica do que quantidades. Não se recomendam dietas restritivas e vegetarianas extremas. Os aminoácidos essenciais têm suas necessidades aumentadas em até 2 vezes as recomendações de um adulto, para manter o balanço nitrogenado positivo (Ex. metionina e lisina).

Os idosos geralmente apresentam massa magra diminuída e perda de vigor físico e mental. No sentido de elaborarmos uma dieta adequada deve-se preferir peixes (salmão, sardinha, cavalinha) ricos em ômega 3, peito de frango, carne vermelha magra (músculo, patinho, alcatra, filé mignon, coxão mole), leite e seus derivados desnatados.

Evitar – carnes vermelhas gordas (cupim, costela, contrafilé), pernil de porco, vísceras escuras (de frango e de peru), embutidos (salsicha, calabresa), leite e seus derivados integrais.

Recomendação -
É igual ao jovem adulto 0.8 g/Kg/dia. (DRI 2002) ou 10-35% do valor energético total da dieta(DRI2002). Alguns autores recomendam para as pessoas com idade acima de 55 anos 1g/Kg/dia.

Carboidratos
A maior parte da oferta calórica diária deve vir dos carboidratos (50-60%). Os idosos podem ter alterações da curva glicêmica similar ao diabético, onde, é importante ofertar carboidratos integrais ricos em fibras e alimentos com baixo e moderado índice glicêmico.

Deve-se restringir a sacarose e farinhas altamente refinadas, que está associada a causas de constipação intestinal, câncer de cólon e diabetes mellitus. Dar preferência aos carboidratos complexos como arroz, pães e massas integrais, aveia, bolachas integrais, frutas e vegetais variados. É comum em idosos apresentarem flatulência com alguns vegetais como brócolis, pimentão, pepino, couve-flor; uma dieta rica em fibras ajuda na integridade intestinal e diminuição da flatulência.

Evitar – Açúcar refinado, farinha de trigo refinada, melaço de cana, açúcar mascavo.

Líquidos

O idoso passa a ter o mecanismo de sede alterado e reabsorção de água pelo rim também está afetada.O ideal é aumentar sempre que possível 30 ml/ kg peso corporal.
Deve-se incentivar o consumo de sucos naturais, água de coco, gelatina, chá de ervas e água.

Dicas para conquista de uma alimentação saudável para idosos:

- Pedir auxílio à família;
- Fazer as refeições conjuntamente com amigos ou parentes;
- Praticar atividades físicas;
- Fazer suas próprias compras, sozinho ou com a ajuda de um parente ou amigo;
- Elaborar suas refeições com cores (variação de alimentos) e aromas (uso de temperos).

0 comentários:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...